Época denuncia esquema de empréstimo viciado (com empresa ligada ao PSB) na Paraíba
A denúncia está na revista Época desta semana. E a Paraíba, mais uma vez, está na rota do chamado empréstimo viciado, em que o Governo Ricardo Coutinho escolheu, sem licitação, a MCF Administradora de Crédito e Cobrança para operacionalizar, no Estado, o empréstimo consignado para os servidores, usando o nome de fantasia MCF Facility.
Segundo a revista, se trata de uma mina de ouro: “Em diversos locais do país, políticos, parentes e agregados têm conseguido contratos com governos estaduais e prefeituras para fornecer programas de computador que gerenciam os empréstimos dados a funcionários públicos. Além dos esquemas de favorecimento, as operações desse tipo colocam em risco o sigilo das informações financeiras e cadastrais dos tomadores de dinheiro.”
Adiante: “Num mundo sem regras, as suspeitas de favorecimento começaram a pipocar. Na Paraíba, o sistema de crédito consignado é administrado pela MCF Administradora de Crédito e Cobrança, contratada sem licitação. Ela pertence ao grupo empresarial MCF, no qual faz parte o deputado federal Mário Feitoza (PSB-CE). A empresa nega qualquer influência do deputado para fechar o negócio”.
Mas, segundo a revista, “o deputado é membro do Conselho de Adminitração do grupo MCF, controlador da empresa de crédito. Em fevereiro, o Tribunal de Contas do Estado suspendeu temporariamente o contrato por entender que o processo de licitação era necessário”. O esquema, inclusive, já foi denunciado, antes, na Assembléia, pelo deputdo Janduhy Carneiro (PPS), mas o Governo RC não se pronunciou.
O curioso, meu caro Paiakan, é a coincidência. A empresa é do Ceará (governada por Cid Gomes, do PSB) e é ligada a um deputado do PSB. Será apenas mera coincidência.
Correção: apesar da revista Época trazer o deputado Mário Feitoza como sendo do PSB, em seu site na Câmara consta como sendo do PMDB, apesar de ser aliado do governador Cid Gomes (PSB).