Dito e feito: RC demite milhares de comissionados e muda secretários
Dito e feito: o governador Ricardo Coutinho confirmou de uma canetada só a demissão em massa de servidores comissionados do Estado, com o Decreto nº 34.873/2014. O número total de demitidos não foi informado, até porque algumas secretarias de Estado foram poupadas da vassourada do governador, mas são milhares de exonerações.
Portanto, esta foi uma sexta-feira 13 para os comissionados do Estado exonerados. O Estado tinha em sua folha cerca de 5,8 mil servidores, incluindo os efetivos detentores de cargos de confiança. Da página 3 até a página 44 do Diário Oficial é possível conferir a extensa lista dos nomeados para suprir as vagas dos servidores demitidos.
Até onde o Blog pode apurar, o Governo fez plantão nos últimos dias com deputados, vereadores e prefeitos e demais lideranças simpatizantes, para receber as indicações dos aliados, dada a enorme quantidade de cargos para preencher. “O governador não podia correr riscos de nomear pessoas infiltradas em sua administração”, revela um deputado ao Blog.
Até próxima segunda-feira (dia 7) está prevista nova edição do DOE com mais demissões. É possível conferir também um pacote de bondades beneficiando servidores de várias secretárias, com readaptações de cargos e progressões funcionais, numa forma de reajuste salarial indireto.
Primeiro escalão – Na reforma administrativa, o governador nomeou o procurador Ivan Burity para a Casa Civil, no lugar o deputado Adriano Galdino que retorna à Assembleia. O ex-prefeito Carlos Antônio Araújo de Oliveira assume a pasta da Articulação, substituindo Manuel Ludgério, que também retorna à deputação.
A deputada Gilma Germano se licencia da Assembleia e assume a Secretaria de Interiorização, no lugar de Carlos Antônio. Sua cadeira na Assembleia será do suplente Monaci Marques. O secretário João Azevedo vai acumular, além da pasta de Recursos Hídricos, também a Suplan e a Secretaria do PAC no lugar de Ricardo Barbosa. Finalmente, Aracilba Rocha deixa as Finanças, que terá Tárcio Pessoa.