Campina Grande é manchete nacional com a morte de 45 bebês
Que triste a sina da Paraíba, que mais uma vez é manchete nacional e outra vez mais de forma negativa. Matéria exibida no Bom Dia Brasil, da Rede Globo, mostrou o descaso com a saúde no município de Campina Grande. O programa revelou para todo oPpaís, o caso das mortes de bebês no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), a maternidade pública da cidade.
O caso ganhou repercussão estadual na semana passada, após o Ministério Público (MPPB) e o Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) denunciarem a maternidade que registrou, em apenas três meses, 45 mortes de recém-nascidos, número considerado alarmante pelas autoridades de Saúde.
De acordo com a reportagem do Bom Dia Brasil, a média de mortes de crianças recém-nascidas é de 15,8 mortes para cada 1.000 bebês nascidos vivos. No Isea, esse índice é quase o dobro: 31,4 mortos.
A secretária de Saúde de Campina Grande, Lúcia Derks, atribuiu as mortes à falta de cuidados com o pré-natal. Porém, o programa jornalístico mostra uma realidade diferente. De acordo com um casal ouvido pela reportagem, que teve filhos que vieram a óbito na unidade, o pré-natal foi feito normalmente e a morte da criança, no caso deles, ocorreu porque a maternidade se recusou a realizar uma cesariana.
Mais em https://www.youtube.com/watch?v=ILhZ_WDwFFk.