RC sofre 8ª baixa na Assembleia após demitir filho, genro e sobrinho de deputado
O governador Ricardo Coutinho acaba de sofrer a 8ª baixa em sua bancada na Assembleia Legislativa. Há poucos dias, foram demitidos um filho, um genro e um sobrinho do deputado João Henriques (Dem) e o seu rompimento era questão de tempo. O filho, Michel Henriques, era vice-presidente da Fundação Casa de José Américo…
Seu genro Ranieri Félix Sena era um dos diretores do Hospital Regional de Monteiro, enquanto o sobrinho, Cicero Roberto, chefiava a 5º Gerencia de Saúde do Cariri. Afora as demissões, informações dão conta de que convênios da Prefeitura de Monteiro, titulada por Ednacê (esposa de João) Henriques, com o Governo RC vinha sendo descumpridos.
No ano passado, o deputado envolveu-se numa querela com a secretária Márcia Lucena (Educação), a quem acusou de ser conivente com fraudes cometidas no âmbito da Regional de Ensino, inclusive na aquisição de livros. O caso tornou-se um escândalo e João Henriques pediu sua demissão ao governador RC, que desconheceu sua pretensão.
Durante entrevista, esta quarta (dia 30), na Assembleia, ao ser indagado sobre as razões do seu rompimento, o deputado afirmou: “Não fui eu quem rompeu com o Governo. Foi o governo que me deixou logo que iniciou o mandato, com seus secretários arrogantes e prepotentes.” João Henriques é o segundo deputado do Dem a romper com o governador. O primeiro foi Domiciano Cabral.
Balanço do rompimento – Após o rompimento do senador Cássio Cunha Lima, deixaram a bancada do governador Ricardo Coutinho os deputados Carlos Dunga (PTB), Iraê Lucena (PSDB), Léa Toscano (PSB), Branco Mendes (PEN), Edmílson Soares (PEN), Domiciano Cabral (DEM), Pastor Jutahy (PRB) e, agora, João Henriques.