Dilma vem visitar obras e tentar convencer Santiago e Aguinaldo a coligarem com o PT (e PMDB)
A presidente Dilma desembarca, esta terça-feira (dia 13), na Paraíba, com algumas missões. Uma delas, obviamente, será visitar as obras da Transposição de Águas do São Francisco, e tentar desfazer a imagem de ser indiferente ao sofrimento dos nordestinos. Mais que isso: de se ser desatenciosa com a Paraíba, onde não esteve na campanha de 2010.
Mas, também virá tentar promover uma pacificação em torno de sua base aliada. Trocando em miúdos: Dilma vai insistir para que Wilson Santiago, com seu PTB, e Aguinaldo Ribeiro, com seu PP, não fechem aliança com o PSB de Ricardo Coutinho ou, especialmente, o PSDB de Cássio Cunha Lima. Ou seja, que se estabeleçam na coligação com o PT. E, em tese, também com o PMDB.
Dilma sabe das dificuldades de relação entre Santiago e Aguinaldo com o PMDB de Veneziano e Maranhão. Mas, entende que o projeto maior é a sua reeleição. E ela dirá que precisa de todo o apoio que for possível, na apenas na Paraíba, mas em todos os Estados, especialmente depois da oscilação em sua candidatura, conforme as últimas pesquisas.
Talvez seja mais fácil concluir as obras de Transposição, do que unir num mesmo palanque PMDB e PT com PTB, PP e PROS, por exemplo. Porém a presidente aparentemente confia em sua capacidade de unir contrários. Ou, mais apropriadamente, na capacidade do ex-presidente Lula tem de convencimento, tanto junto a Santiago, quanto junto a Aguinaldo. E Lula está sendo convidado para essa missão em particular.
Recentemente, a Imprensa nacional noticiou que Aguinaldo estaria para fechar com o senador Cássio e, inclusive, apoiar Aécio Neves. Ribeiro negou, jurando que pretende se manter na base aliada. Também há poucos dias, o PTB de Santiago deliberou pelo apoio à reeleição da presidente Dilma, mas ele diz ter alforria para seguir negociando com o tucano, enquanto ele garantir a vaga da senatoria em sua chapa.
De qualquer forma, Dilma aparentemente está otimista. Se pelo menos der um freio nas conversações dos dois com Cássio já terá sido uma vitória sua passagem pela Paraíba. Até ganhar outros argumentos para tentar promover essa transposição em melhores condições, digamos, de balneabilidade política. Mas, nas últimas horas já emitiu um sinal do que pretende na Paraíba, ao convidar especialmente o senador Vital Filho para acompanhá-la em sua comitiva.