Deputado diz que fechar delegacias “é ato insano e demonstra falta de Governo”
Uma das polêmicas do dia na praça é, efetivamente, a decisão do juiz Antônio Carneiro (4ª Vara da Fazenda) de mandar reabrir as 33 delegacias, que o governador Ricardo Coutinho determinou o fechamento no período da noite, feriados e finais de semana. Para o deputado Ruy, “fechar delegacia é sinal de falta de Governo”.
“É um ato insano de um Governo que, desta forma, assina um atestado de incompetência e incapacidade para gerir um Estado, por deixa a população inteiramente à mercê da própria sorte”, acrescentou o deputado. “Ora, em todos os Estados onde há uma verdadeira preocupação com a segurança e os investimentos no setor estão aumentando. Só na Paraíba ocorre o contrário.”
Violência – Segundo o deputado, os números da violência na Paraíba “desautorizam qualquer decisão de fechamento de delegacia ou de economia de recursos na área de segurança”, e lembrou que houve um “crescimento de 76% nos casos de roubos a pessoas e 119% de roubos de moto entre janeiro e abril, apenas na Grande João pessoa”.
Já em Campina Grande, conforme estudo apresentado por Ruy Carneiro registrou-se um crescimento de 133% nos índices de roubos em transporte coletivo, 33% de roubos a residências, 6% nos roubos de moto e 13% nos casos de roubos a pessoas. “Como fechar delegacias num cenário destes?”, indagou por fim o parlamentar.