Globo traz que Lei da Ficha Limpa poderá comprometer candidatura de Cássio
À medida que o processo eleitoral na Paraíba começa a afunilar, alguns dissabores começam a atingir o senador Cássio Cunha Lima. Não fora suficiente, por exemplo, os ataques pesados do governador Ricardo Coutinho. A última de suas dificuldades pode ser traduzida pela extensa reportagem do jornal O Globo, que questiona a sua elegibilidade. E de outros tantos.
A reportagem de O Globo foi realizada a partir de levantamentos juntos a Procuradorias Eleitorais Regionais, a ONG Transparência Brasil, além de depoimentos colhidos pela CBN. Pelo estudo, pelo menos doze pré-candidatos a governador poderão ter problemas para registro de suas candidaturas. Cássio está entre eles, por ter sido cassado em 2009.
Está na reportagem, sob o título “Lei da Ficha Limpa pode ‘barrar’ 12 pré-candidatos a governos estaduais”: “Os ex-governadores Cássio Cunha Lima, da Paraíba, e Marcelo Miranda, no Tocantins, já foram condenados por colegiado e já esgotaram os recursos na esfera eleitoral, mas ainda acham que é possível o Supremo Tribunal Federal reverter a decisão.
E segue: “Até mesmo quem foi condenado só em primeira instância pode ter o mandato questionado – se eleito – e depois ter a condenação confirmada em segunda instância. É o caso de Antony Garotinho, César Maia e Luiz Fernando Pezão, todos do Rio, que têm recursos na Justiça.”
Diz ainda a reportagem que, de ac ordo com a legislação, “o prazo para que procuradores questionem a candidatura é curto, de apenas cinco dias após o registro do candidato. Por isso, dados fornecidos pelos tribunais e entidades de controle são tão importantes, segundo o procurador do Distrito Federal Elton Gershel”.
Portanto o senador Cássio sabe que terá pela frente uma árdua tarefa para consolidar o registro de sua candidatura, e talvez tenha que passar pelo que ocorreu em 2010, quando transcorreu toda a campanha como candidato sub judice, e, na verdade, só teve o seu mandato reconhecido mais de um ano depois da posse.
Mais em http://migre.me/jjvcz.