E o Estado já tem dinheiro para queimar na fogueira do São João de Campina?
Vamos combinar: o governador Ricardo Coutinho gosta mesmo é de confronto. No período em que Veneziano foi prefeito de Campina Grande, Ricardo não investiu um centavo no Maior São João do Mundo. Alegava que o Estado não tinha condições de investir em festa. Na verdade, até São João sabe, não investiu por que Veneziano era de oposição.
Agora, pelo visto, o dinheiro deve estar saindo pelo ladrão. E não se trata de apenas investir nos festejos de Campina. O governador vai promover um evento paralelo ao Maior São João do Mundo pelos bairros, em claro confronto com o prefeito Romero Rodrigues e seu vice, Ronaldo Cunha Lima Filho, que é o gestor da festa. É mais lenha na fogueira da discórdia.
Fica a indagação: se o senador Cássio Cunha Lima não tivesse rompido, o governador realizaria uma festa paralela, ou simplesmente investiria no Maior São João do Mundo? A resposta de tão óbvia, nem merece registro. Está na essência de Ricardo o confronto. Com Veneziano, queria esvaziar a festa por inanição de recursos, com Romero, quer peitar com abundância.
Curioso mesmo foi o argumento utilizado para justificar uma festa nos bairros, como se a Prefeitura já não descentralizasse parte da festa há muitos anos: as pessoas não precisam se deslocar até o Parque do Povo, minimizando os problemas de violência. Pense um tiro no pé… É o Governo assumir às escâncaras a incapacidade para superar o problema da insegurança.
Na verdade, o governador usa o argumento ao gosto do freguês. Com Veneziano, não tinha recursos. Com Romero, a questão da insegurança, e vai por ai. Sempre um pretexto girassol, para agir com o que mais gosta: confrontar os adversários, porque é de conflito que Ricardo Coutinho vem se alimentando desde os tempos em que foi vereador.
Resta saber como Campina Grande irá interpretar essa ofensiva do governador, num território ultrassensível, cheio de minas, que já humilhou vários candidatos de fora usando apenas a força das urnas. E olha que as simpatias juninas costumam trazer surpresas.