RC e Cartaxo: quando a mobilidade política leva à mobilidade urbana
Não há como desconhecer a iniciativa conjunta do governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Cartaxo que, finalmente, após meses de estranhamentos, decidiram superar as diferenças sentaram para discutir… João Pessoa. Deveria ser bem mais simples, especialmente quando o que está em jogo é o interesse do cidadão.
Ainda bem que os dois gestores tiveram mobilidade política, para firmarem parcerias na área da mobilidade urbana. Imobilidade no trânsito é, certamente, um dos problemas que mais vem afligindo a população em João Pessoa. E o saldo do encontro pode resultar em obras que, bem ou mal, podem minimizar o problema.
Se o governador liberou áreas em Mangabeira, Cristo e no Centro para a construção dos terminas de integração, visando a implantação dos tais BRTs (transporte rápido por ônibus), o prefeito Cartaxo liberou as certidões de uso de solo para as obras no Trevo de Mangabeira e Viaduto do Geisel, afora alvarás para pavimentação de ruas.
Encontros assim não deveria ser exceção, mas a regra. É o que manda o figurino da boa convivência entre os gestores públicos, na medida em que a sintonia institucional é o que assegura de fato a realização de iniciativas administrativas em favor do cidadão. Espera-se que outros voltem a ocorrem como regra, e não apenas como exceção. Especialmente em ano de eleição.