Deputados votam 6% de reajuste para funcionários da UEPB mas Governo ainda pode vetar
Mais um confronto à vista entre o Governo Ricardo Coutinho e a Assembleia. Os deputados acabam de votar, nessa última sessão antes do recesso parlamentar, emenda aumentando de 5% para 6% o percentual de aumento destinado aos funcionários da Universidade Estadual da Paraíba. O governador, como se sabe, já se manifestou contra esse reajuste.
Segundo o deputado Raniery Paulino, o aumento visa contemplar “pelo menos o índice inflacionário de aproximadamente 6%”. A matéria ainda poderá ser vetada pelo governador. Nesse caso, voltará para os deputados apreciarem o veto. Caso isso ocorra, a tendência será a derrubada do veto, já que a bancada de oposição tem, atualmente, cerca de 26 votos, contra dez do governador.
Crise na Universidade – Há poucos dias, o reitor Rangel Júnior (UEPB) afirmou que a Universidade está com uma grave crise financeira, por conta da redução nos repasses do Governo do Estado. Para se ter uma ideia, o orçamento previsto pela UEPB para 2014 seria de R$ 296 milhões, “mas o Governo reduziu para apenas R$ 248, o que inviabiliza a instituição para suas necessidades mínimas”.
Em alguns campi, como de João Pessoa, professores e alunos têm sido obrigados a comprar materiais básicos como papel ofício, e até mesmo papel higiênico, para manter as unidades funcionando, por falta de repasses do Governo do Estado.