O que o PMDB teria a ganhar desistindo de disputar o Governo?
Impressiona o esforço que fazem o governador Ricardo Coutinho, de um lado, e o senador Cássio Cunha Lima, do outro, para tirar do páreo a candidatura do ex-prefeito Veneziano. Obviamente, o assédio tem cumplicidade com alguns peemedebistas, do contrário esse tipo de operação não teria como prosperar. Mas, é relevante observar que a retirada da candidatura de Veneziano não uniria o PMDB em torno de um único projeto.
Ou seja, o partido jamais marcharia unido com Ricardo ou com o senador Cássio. Ora, existem problemas paroquiais praticamente instransponíveis nos municípios. Um exemplo: em Guarabira, não há como unir num mesmo projeto eleitoral o grupo Paulino e o prefeito Zenóbio Toscano. Da mesma forma que, em Patos, são inconciliáveis o grupo da prefeita Chica Mota, incluindo ai o deputado Hugo Mota, com o ex-prefeito Dinaldo Wanderley.
Além do mais, uma operação de adesão ao PSB ou ao PSDB fulminaria o PMDB de morte no Estado. Sem disputar uma majoritária, a legenda tende a definhar e perder substância eleitoral. Então, se o partido não tem como aderir integralmente, nem a Ricardo, nem a Cássio, e ainda só tem a perder caso não tenha candidato, são incompreensíveis as movimentações internas visando a retirada da candidatura de Veneziano.
Ainda que seja compreensível um forte sentimento de união para derrotar o governador Ricardo Coutinho, não parece inteligente implodir o partido, fragmentando seu poder de fogo, que poderá custar caro para os próximos embates políticos. Seguir a reboque de outras legendas, como PSB e PSDB, certamente é uma das formas mais eficazes para fazer o partido murchar e se tornar um mero coadjuvante, como é, hoje, por exemplo, o Dem.
Ainda que, a preço de hoje, a disputa dê mostras de uma polarização entre o governador Ricardo Coutinho e o senador Cássio Cunha Lima, nada garante que esse cenário será mantido até o veredicto das urnas. Ricardo, por causa de suas contas, e Cássio, com as dúvidas sobre sua elegibilidade, têm problemas a resolver. É difícil saber como esse jogo se desenrolará. De forma que os dados ainda estão rolando. E tudo pode acontecer.