Vaias e palavrões para Dilma na abertura da Copa podem fazer Lula entrar em campo
Impossível a presidente Dilma não saber que seria vaiada no Itaquerão, ou no Lulão, como querem alguns. As manifestações dos últimos tempos foram sinais mais do que evidentes. Estava escrito nas estrelas que os brasileiros utilizariam a abertura da Copa, aproveitando as atenções de todo o mundo para desafogar suas insatisfações.
Vaias em estádios de futebol contra autoridades não chegam, obviamente, a ser uma novidade. Nelson Rodrigues falava que torcedor vaia até minuto de silêncio. Mas, a presidente Dilma talvez não esperasse o nível dos xingamentos. E eles foram eloquentes e duros. Gritos que correram o planeta, capazes de abalar quaisquer convicções.
Não é à toa que, nas últimas horas, voltaram a vicejar comentários sobre a possibilidade do PT cogitar a escalação do ex-presidente Lula para a disputa eleitoral. Aliás, o próprio Lula deu pano pras mangas, quando recentemente andou fazendo críticas ácidas à política econômica do Governo Dilma. Tudo bem, ele disse depois que foi de brincadeira, mas o estrago foi feito.
Deve-se associar ainda o fato de que as últimas pesquisas, todas elas, mostram a presidente Dilma descendo a ladeira, enquanto Aécio Neves segue crescendo ou, no mínimo, estabilizado. Há alguns meses, nem se comentava sobre um segundo turno, agora parece ser inevitável. O cenário não favorece a presidente Dilma, eis a verdade.
As vaias na abertura da Copa não estão desconectadas desse contexto eleitoral e o PT sabe disso. Mas, a bem da verdade, a presidente bem que contribuiu, quando, por exemplo, esticou demais a corda na crise com o PMDB, ou quando tentou exterminar a CPI da Petrobrás. E houve fatores extracampo, com os gastos formidáveis com os estádios…
Enquanto abundam problemas com a saúde pública, a educação, a segurança pública. Trata-se de um cenário explosivo. Os brasileiros querem a Copa. Não quisessem, as manifestações teriam ocorrido há sete anos, quando o País foi escolhido. Àquela altura, falou mais alto o orgulho de ser brasileiro, e por que então agora muitos são contra?
Porque o Governo não fez o dever de casa. Deu o circo, mas não o pão.
Vaias para a presidente Dilma em http://migre.me/jNIwi e palavrões em http://migre.me/jNIzN.