Deputado rebate crítica de Carneiro à PEC dos Procuradores: “Ele está equivocado e desinformado”
O deputado Raniery Paulino reagiu com indignação às declarações do procurador-geral do Estado Gilberto Carneiro de que a PEC 17, de sua autoria, é inconstitucional e o que o Governo irá recorrer de sua aprovação pela Assembleia. “O procurador está equivocado, desinformado e mal orientado”, disparou o deputado.
Lembra Raniery, que a PEC 17, que obriga o governador a nomear um procurador de carreira para a procurador-geral, foi aprovada pelas comissões especiais da Assembleia. A decisão foi acompanhada, inclusive, pelo líder do Governo, deputado Hervázio Bezerra. Apenas Jutahy Menezes votou contra a proposta.
“Então, não se trata de uma matéria qualquer. Teve o apoio praticamente unânime da Casa. E diferente do que afirma o procurador, não é um retrocesso. Afora a Paraíba, apenas Amapá e Ceará mantém pessoas alheias no comando das suas Procuradorias Gerais. O que o doutor Gilberto Carneiro quer é subestimar a inteligência das pessoas e isso nós não podemos admitir”, complementou Raniery.
Por fim, o deputado observou que a aprovação da PEC 17 “não é uma ação contra o Governo Ricardo Coutinho ou Gilberto Carneiro (que não é procurador de carreira). Muito pelo contrário, os procuradores de carreira são os advogados do Estado. Eles não estão ali para defender o governador, que está na função por quatro anos, eles estão ali para assegurar os interesses da Paraíba”.