Aumenta crise entre PMDB e PT após nota de candidatos
A menos que um fato novo ocorra nas próximas horas, PMDB e PT irão marchar juntos e separados para as eleições de outubro. Juntos, porque a aliança na majoritária está mantida, até como um imperativo nacional para garantir palanque a presidente Dilma na Paraíba. Mas, separados na disputa proporcional. Parece irreversível o motim dos candidatos a deputados do PT contra a composição.
Na manhã desta terça de jogo da seleção brasileira, houve dois entreveros públicos entre peemedebistas e petistas. De um lado, os candidatos do PT, ai incluindo os deputados Frei Anastácio, Anísio Maia e Luiz Couto, emitiram nota renegando a possibilidade da aliança na proporcional com o PMDB, apesar de manterem o apoio à chapa majoritária com Veneziano e Lucélio Cartaxo.
De seu lado, o ex-prefeito Veneziano, ao verbalizar sua preocupação com o impasse, reiterou ser imprescindível a aliança dos dois partidos, tanto na majoritária, quanto na proporcional. Para ele, uma composição “integral vai garantir a unidade da aliança, além do que precisamos que todos os candidatos estejam plenamente envolvidos, estejam sentimentalmente e emocionalmente envolvidos”.
Ou seja, há um impasse a ser administrado nas próximas duas semanas, até o prazo final das convenções. Se a pendenga se acirrar, é inegável que os dois partidos terão muito a perder. O PT poderá ficar sem uma candidatura majoritária minimamente competitiva, e o PMDB corre o risco de ficar sem um parceiro, que lhe garanta não apenas tempo de guia, como afinação nacional com a aliança Dilma-Temer.
Confira nota dos candidatos do PT:
“O Partido dos Trabalhadores da Paraíba, através de seus Pré-Candidatos proporcionais as eleições deste ano, sobre as composições e alianças do pleito, vem de publicar se manifestar:
1 – O PT tem por objetivo principal vencer as eleições presidenciais de 2014, reelegendo a presidenta Dilma Rousseff (PT) para um segundo mandato por dois motivos fundamentais: porque fazemos um balanço globalmente positivo de sua gestão na continuidade das transformações no Brasil, iniciadas pelo presidente Lula em 2003. Assim, entendemos fundamental a já aprovada manutenção da aliança com o PMDB em nível nacional e todos os nossos aliados nos estados;
2 – Na Paraíba entendemos como fundamental a aliança política com o PMDB, representada pela Candidatura de Veneziano Vital do Rêgo ao Governo do Estado e apresentamos o nosso melhor nome para a composição Majoritária ao Senado que é o companheiro Lucélio Cartaxo. Este projeto é maior que qualquer vontade proporcional ou minoritária. Queremos juntos mudar os rumos da Paraíba;
3 – Desta forma, entendemos que estamos fazendo todos os esforços políticos na construção e consolidação da unidade PT/PMDB. Assim, sintonizados com este projeto, o PT deve construir alternativas que ampliem seus espaços na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal;
4 – Neste sentido, em sintonia com a nossa Direção Estadual, explicitamos publicamente a não concordância com a aliança proporcional com o PMDB para as eleições que se aproximam;
5 – Por fim, repudiamos amplamente qualquer tipo de condicionante ou vinculação política da questão proporcional com o nosso projeto maior que é a eleição da Presidenta Dilma e do companheiro Veneziano Vital do Rêgo.
João Pessoa, 17 de Junho de 2014.
Assinam:
Pré-Candidatos a Deputado Estadual e Federal do PT
Anísio Maia
Gutemberg Cabral
Olivanio
Bira Pereira
Hermano Nepomuceno
Pe. Junior
Cladiosvaldo
Luiz Couto
Pedrinho do PT
Dalmo Oliveira
Magliano
Ricardo Agra
Dr. Java
Marenilson Batista
Rodrigo Soares
Ednalva
Mariah
Rogério Braz
Feitosa
Nadja Palitot
Sargento Pereira
Frei Anastácio
Odon Bezerra“