Ruy Falcão desautoriza apoio a RC e manda PT apoiar Vital Filho
Não ficou barato a decisão do PT estadual aderir à candidatura do governador Ricardo Coutinho. Após reunião em Brasília, a direção nacional decidiu que o partido deve se manter apoiando a aliança com o PMDB. Mais que isso, já com a indicação de apoio à candidatura do senador Vital Filho, que substitui seu irmão Veneziano na chapa.
A informação foi confirmada, há cerca de uma hora, pelo próprio presidente Rui Falcão, após a deliberação partidária. Segundo Falcão, a posição do PT nacional é clara: “A posição do PT da Paraíba não pode ser outra, que não seja de apoio à candidatura do PMDB que, a partir de agora, é com o senador Vital Filho, estamos com ele.”
Houve reação – Momentos após a direção nacional externar sua posição, dirigentes do partido no Estado reagiram. O dirigente Jackson Macedo afirmou que partido vai “manter a tese de aliança com o governador Ricardo Coutinho e submeter a decisão à direção nacional”. Segundo ele, os estatutos do PT determinam que todas as decisões estaduais sejam aprovadas ou não pela Direção Nacional.
Segundo Jackson, a esperança é que a nacional no fim termine por referendar a decisão tomada no Estado. Até haver o referendo da nacional, “o partido seguirá na aliança com o governador Ricardo Coutinho”. Não há ainda uma previsão para esse referendo.