Reviravolta no PMDB: deputados se rebelam e ameaçam bater chapa por candidatura própria
Quando tudo caminhava para uma convenção morna do PMDB eis que surge um fato novo, causando outra reviravolta antes da convenção marcada para este domingo, no Clube Cabo Branco. Das três da madrugada, quando o partido fechou aliança com o PSB de Ricardo Coutinho, aos primeiros dias da manhã de hoje (dia 29), deputados se rebelaram.
Segundo o deputado Trócolli Júnior, “são os parlamentares que não aceitam a aliança com o governador RC”. Eles conseguiram convencer o senador Vital Filho a manter a candidatura ao Governo do Estado, que havia renunciado na noite anterior, após obterem a informação de que um dirigente do PT nacional veio a João Pessoa para participar da convenção do PMDB e assegurar coligação na proporcional.
Esse dirigente da nacional foi enviado pelo presidente Riu Falcão, para dar ao PMDB as garantias de que haverá inclusive intervenção, caso o PT estadual insista na coligação com o PSB do governador. A vinda foi acertada entre o vice-presidente Michel Temer, o presidente do PMDB Valdir Raupp e Rui Falcão, comunicada na noite de sexta-feira (dia 27) ao ex-governador Zé Maranhão.
No princípio, a vinda do dirigente petista seria apenas para participar da convenção do PMDB, e ler a resolução do PT nacional, indicando a orientação para o partido renegar a aliança com o PSB e manter com os peemedebistas. Mas, a direção nacional decidiu avançar e assegurar que ele irá, não apenas ler a resolução, como garantir a coligação na proporcional. Inclusive com ameaça de intervenção, no caso do PT estadual insistir na parceria com o PSB.
Foi a senha que os deputados esperavam. Com isso, voltou a tese da candidatura própria ao Governo, com o senador Vital. Com o novo impasse, não é impossível que o esse grupo bata chapa com a direção do partido, que celebrou composição do Ricardo. O clima ficou pesado no Clube Cabo Branco, após a militância do 40 chegar para participar da convenção e se confrontar com a militância contra a aliança.
Logo que a novidade sobre a rebelião dos deputados chegou ao Clube Cabo Branco novas faixas e cartazes foi encomendados, com o nome do senador Vital Filho. Como se sabe, na noite anterior, cartazes com seu nome, mesmo após confeccionados, foram retirados, depois que o PMDB fechou aliança com o PSB do governador Ricardo Coutinho. Agora (às 9h30), as faixas de Vital estão de volta.