Uma no cravo, outra na ferradura: PT mantém apoio a Vital mas libera deputados
Mais um capítulo na pendenga que envolve PT, PSB e PMDB. A Direção Nacional do PT protocolou hoje (dia 14), novo documento junto ao Tribunal Regional Eleitoral. No texto, assinado pelo presidente da legenda, Rui Falcão, fica determinada a obrigatoriedade do PT estadual a se coligar, na majoritária, com o PMDB da Paraíba.
No documento, o PT renova a disposição de “anular a deliberação do Diretório Estadual, visando assegurar soberania de uma decisão tomada no dia 26/06/2014, que reportou como preferencial coligação majoritária com o PMDB”. Mas, há um detalhe: a Nacional libera os deputados para celebrarem aliança na proporcional com qualquer partido.
Ou seja, foi uma no cravo e outra na ferradura. Se, de um lado, sinaliza para a manutenção do apoio à candidatura do senador Vital Filho, de outro deixa os deputados do PMDB em dificuldades. Como se sabe, os parlamentares dependem de uma aliança com o PT para manterem as chances de reeleger as bancadas estadual e federal.
Nos bastidores, restou a impressão de que a Nacional do PT começa a flexibilizar sua relação com a Direção Estadual. O assunto, agora, será analisado pelo TRE, que abrirá prazo para a Estadual do PT apresentar sua defesa, ante esse novo documento da Nacional. Após a defesa, o caso será levado ao Ministério Público Eleitoral.