Falta de pagamento leva empresas paralisarem obras do Estado
Em contato com o Blog, representantes de algumas construtoras afirmaram que “simplesmente o Governo do Estado não está fazendo os repasses, e nós não temos condições de continuar com as obras, por isso estão paralisadas ou devagar quase parando”. Esse é o quadro em que se encontram várias obras viárias do Estado, especialmente no Brejo e Cariri.
Há poucos dias, inclusive, moradores de Cacimba de Dentro realizaram um protesto, interditando a rodovia PB 111 (no trecho que leva a Solânea), exatamente por conta da paralisação das obras. Com a suspensão dos trabalhos, a rodovia se encontra em péssimo estado para tráfego de veículos. Então a população decidiu reagir.
Até o momento, a direção do DER não tem se manifestado sobre o assunto. As empresas que venceram a licitação para a realização das obras já avisaram que não poderão reiniciar os trabalhos sem os pagamentos atrasados, e uma planilha que assegure os pagamentos até a conclusão dos trabalhos. “Não temos como bancar as obras”, diz um empresário ao Blog.
Em contato com um funcionário do DER, o Blog apurou que o Governo do Estado decidiu “priorizar apenas algumas obras estratégias, enquanto as demais serão tocadas assim mesmo a passo de tartaruga”. Impressiona o calote, porque os recursos são oriundos do empréstimo de US$ 150 milhões, obtido junto à Comunidade Andina.