Escândalo do Fantástico: senadores lamentam “descaso com vida na Paraíba”
Como era de se esperar, a reportagem, no Fantástico (dia 10), repercutiu também entre a classe política. Para o senador Cássio Cunha Lima, candidato do PSDB, a reportagem causou aos paraibanos “vergonha e indignação”. O senador Vital Filho, candidato do PMDB, lamentou, lembrando que “essa é realidade que todos conhecemos na Paraíba e que, agora, o País todo conhece também, é um descaso inaceitável com a saúde pública”.
“Sinceramente, trata-se de um fato lamentável que nós, na Paraíba, já tínhamos conhecimento. Mas é sempre doloroso para o paraibano assistir seu Estado servir de mau exemplo numa área extremamente importante como a saúde pública”, pontuou o tucano. “No Governo Maranhão, o Hospital de Trauma era custeado com R$ 4,4 milhões ao mês. No atual Governo, foi a quase R$ 11 milhões, e a situação só piorou como o Fantástico mostrou”, lembrou Vital.
“A insensibilidade, incompetência e total negligência na gestão da saúde no atual governo produz escândalos desse nível e que merecem o repúdio da sociedade”, completou Cássio. Na reportagem do Fantástico, foi exibido o caso de um cidadão que morreu em Campina Grande, porque as equipes do Samu não puderam chegar a tempo de conduzi-lo ao Hospital de Trauma, por falta de macas.
“Estamos vivendo na Idade Média, com as pessoas morrendo, por absoluta falta de competência do poder público, que tem a responsabilidade de oferecer um serviço minimamente humanizado”, arrematou Vital.