Nonato é melhor do que Estelizabel para Ricardo Coutinho?
A aposta do ex-secretário Nonato Bandeira é ambiciosa. Pelo menos a julgar por suas declarações na entrevista coletiva desta segunda (dia 9). Em certo momento, dizendo-se alinhado ao governador Ricardo Coutinho, afirmou que a população deve escolher aquele candidato que melhor representa o projeto girassol de administrar João Pessoa. Que imagina seja ele.
Foi como quem diz: os simpatizantes de Ricardo Coutinho vão ter que optar entre ele (Nonato) e Estelizabel Bezerra. Sendo assim, sua postulação é de emulação à candidata oficial de Ricardo o que, de certa forma, encerra uma contradição: os simpatizantes de Ricardo votam em quem RC manda ou em quem se apresenta como antagônico à sua candidata?
Significa, por tabela, que Nonato, primeiro, vai precisar superar a candidata do seu esquema, ou seja, terá de remover o obstáculo que Estelizabel representa aos seus planos. Está claro que o esquema de Ricardo não comporta dois candidatos, em função da própria situação de desgaste em que se encontra o ricardismo, situação reconhecida até por seus aliados.
Depois, Bandeira espera que, mesmo com as atuais dificuldades, o ricardismo chegue majoritário às urnas de outubro em João Pessoa. Por fim, ainda terá de apostar que, uma vez tirando Estelizabel do caminho, terá condições de atrair todos os votos que, em tese, acompanham Ricardo. Seria RC capaz de transferir seu prestígio eleitoral (abalado) para Bandeira?
O candidato do PPS sabe muito bem como terá um embate da pesada pela frente, tendo que enfrentar expressões da oposição tipo Cícero Lucena, Zé Maranhão (se puder ser candidato) e Luciano Cartaxo. Este é um cenário que bem revela como é ambiciosa a estratégia de Nonato Bandeira, a partir do momento em que decidiu sair do Governo pra ser candidato.
A menos que seja muito barulho por nada. E, no máximo, apenas para compor uma chapa com Estelizabel.