MP investiga denúncia de servidores trabalhando como cabos eleitorais
Durante realização do workshop “Por dentro das Eleições 2014”, em 17 de julho, o Procurador Regional Eleitoral, Rodolfo Alves Silva, alertava os servidores quanto à participação nas eleições: “Se alguém deixa de trabalhar nas suas funções para atuar em campanha e continua recebendo vencimento, além de conduta vedada está praticando um ato de improbidade administrativa.”
Mas, é essa a denúncia que está em investigação por parte do Ministério Público Eleitoral, ou seja, que servidores estaduais estariam sendo recrutados para trabalhar nas eleições. Os servidores podem até trabalhar por algum candidato, inclusive o próprio governador, desde que fora do expediente de trabalho. A denúncia é de que servidores foram nomeados e passaram a atuar como cabos eleitorais.
O procurador já adiantou que o processo de investigação é complexo, porque é preciso ter as provas de que os servidores foram nomeados pelo Estado para trabalhar na campanha, mas a investigação deve começar precisamente pelas nomeações registradas no Diário Oficial do Estado. Até onde o Blog pode apurar, há servidores atuando em equipe de visitação em bairros de João Pessoa.
Há poucos dias, vazou na Internet um email convocando equipes para a realização de “reuniões qualificadas”, em visita à casa dos eleitores em Mangabeira (deve se estender a outros bairros), com uma observação: “Façamos o possível e o impossível para reeleger o nosso governador!”
Dizia a mensagem: “Nós temos 6 (seis) grupos com 15 pessoas cada que atuarão no período da manhã em determinada área de mangabeira; 4 (quatro) grupos composto de 16 pessoas em cada grupo que atuarão no período da tarde e 1 (um) grupo que fará visitas manhã e tarde”. Ou seja, pelo que está na mensagem, são onze grupos visitando todas as casas. Isso apenas em Mangabeira, afora outros bairros.
Há a suspeita de que algumas dessas pessoas que integram as equipes foram nomeadas para o Governo do Estado. Confira o texto do email de convocação na íntegra:
“Boa noite companheir@s!!!
Mesmo com todas as dificuldades encontradas com aqueles que considerávamos companheiros continuamos na luta, pois existem outros que nunca se furtaram a atender prontamente nossas indagações, por isso somos todos Ricardo Coutinho, que é o maior projeto político nosso e o melhor para a Paraíba é ter #RicardoGovernador, mas para que isso aconteça é necessário que tod@s nós nos empenhamos e façamos o possível e o impossível para reeleger o nosso GOVERNADOR!
É chegada a hora de darmos início as VISITAS QUALIFICADAS, estas que é o nosso maior instrumento de convencimento de votos para nosso líder, portanto, seguimos em frente com muita luta, fé, perseverança, garra, sabedoria e força de vontade em concretizar nas urnas o nosso maior desejo e eleger RC nosso governante por mais quatro anos e junto com ele nosso Senador Lucélio 133!!
ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Daremos início com as Visitas qualificadas no bairro de mangabeira e os grupos foram divididos por território de uma forma que nenhum sobreponha o território do outro no mesmo bairro, ou seja, em Mangabeira. Sendo assim, nós temos 6 (seis) grupos com 15 pessoas cada que atuarão no período da manhã em determinada área de mangabeira; 4 (quatro) grupos composto de 16 pessoas em cada grupo que atuarão no período da tarde e 1 (um) grupo que fará visitas manhã e tarde;
Cada grupo terá UMA VAN que os conduzirá com o material até o local das visitas qualificadas e em cada grupo terá uma pessoa de referência (pode ser chamado de coordenador ou facilitador do grupo) que se responsabilizará por pegar o material, ligar para todos do seu grupo, combinar o local de encontro de cada um e recolher o material das visitas e levar para equipe que condensará os dados;
Todos os grupos serão conduzidos por alguma liderança da área em mangabeira que todos vocês irão conhecer na segunda;
Foi criado um grupo whatsapp para cada equipe, com a finalidade de facilitar a comunicação.”
Mais em goo.gl/lIWfza.