Deputado aciona Ministério para apurar retenção de macas no Trauma
O Governo Ricardo Coutinho poderá enfrentar problemas na Justiça, por conta da reiterada retenção de macas no Hospital de Traumas. O deputado Assis Quintans decidiu protocolar expediente junto ao Ministério da Saúde, com um pedido de abertura de investigação, por parte do Ministério Público, para apurar a prática da Cruz Vermelha gaúcha, responsável pela administração do hospital.
Segundo a denúncia do senador Cássio Cunha Lima, candidato do PSDB, dezenas de macas estão sendo transformadas e contabilizadas pelo Governo do Estado como se fossem leitos hospitalares nas unidades de saúde. Várias fotos e imagens de vídeo foram captadas dentro do Trauma, respaldando a denúncia e exibindo a precariedade no atendimento dos pacientes.
“Ficou claro, pelas imagens, que muitas macas são transformadas, sem o menor pudor, em leitos hospitalares e existe na comprovação de irregularidades, duas consequências graves: primeiro, fica de forma inequívoca comprovado que o Governo do Estado se apropria das macas do SAMU, depois é evidente a farsa de quer inflar o número de leitos, contabilizando macas”, afirma Quintas.
Segundo o deputado, “é algo tão revoltantemente irregular que não creio que o Ministério da Saúde e o próprio Ministério Público Estadual venham a se omitir diante da gravidade da denúncia”.