Mídia nacional destaca solicitação de Vital sobre delação premiada
O senador Vital Filho voltou ao noticiário nacional. Depois de apresentar, na condição da presidente da CPI da Petrobrás, pedido para que a Justiça Federal do Paraná dê acesso para comissão a todas as informações da delação premiada, feita pelo ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa. Segundo Costa, 32 deputados e senadores e um governador receberam propina.
Os parlamentares teriam recebiam 3% sobre o valor dos contratos assinados pela Petrobrás. Vital afirmou que a CPI mista já aprovou requerimento que permite o compartilhamento com a Justiça paranaense de todas as informações no âmbito da Operação Lava Jato, deflagrada em fevereiro pela Polícia Federal que levou à prisão de Paulo Costa.
Nesta quarta-feira (dia 10), integrantes da CPI mista e líderes partidários devem se reunir no gabinete de Vital para discutir qual “a melhor estratégia para cuidar do caso, após a delação premiada”. Parlamentares da base e da oposição passaram a defender a presença de Paulo Roberto na CPI somente após ter tido acesso a todas as informações da delação premiada.
A solicitação de Vital foi manchete entre os principais jornais do País.