Datafolha traz recuperação de Dilma mas ainda empate técnico contra Marina
A última pesquisa Datafolha revela o que já se suspeitava: a presidente Dilma começa a se recuperar do susto da candidatura de Marina Silva. Os números mais recentes indicam Dilma, com 36% (era 35% na pesquisa anterior da semana passada), seguida por Marina, que passou de 34% para 33%. É bem verdade que a oscilação foi na margem de erro, no entanto parece identificar uma tendência.
Enquanto isso, o candidato tucano Aécio Neves apresentou leve recuperação de 14% para 15%, porém nada para impressionar. Esse cenário, aparentemente, traduz um momento da campanha, em que Marina já teria estancado seu crescimento, que foi inicialmente vertiginoso. Enquanto Dilma, que acusou o golpe da entrada de Marina no páreo, dá mostras de começar a recuperar o que perdeu.
Outro detalhe é que os candidatos considerados nanicos não conseguem empolgar. Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) têm 1%. Os demais não alcançaram 1%.
Segundo turno – A encrenca maior, entretanto, vai para a disputa de segundo turno. Pelos números do Datafolha, um embate entre Dilma e Marina, a candidata do PSB teria 47% (foi 48% na semana passada) contra 43% (era 41%) da petista. Ou seja, a diferença pró Marina caiu de 7% para 4%. Mais um dado que revela a estabilização de Dilma. Já num embate com o tucano, a presidente venceria por 49% a 38%. Os mesmos números da pesquisa anterior.