Maranhão e Lucélio recebem reforço na reta final da campanha
O PT estadual ainda joga suas fichas na possibilidade de uma polarização entre o ex-governador Zé Maranhão (33%, segundo o Ibope) e Lucélio Cartaxo (14%), na disputa ao Senado. Enquanto Maranhão busca manter o espólio eleitoral que vem segurando seu favoritismo desde o início da campanha, o petista Lucélio tenta arregimentar o apoio da presidente Dilma e do ex Lula, para tentar se aproximar do peemedebista, até o dia 5.
Na tarde desta terça (dia 30), o ex-governador conseguiu fechar o apoio de praticamente toda a Câmara de Santa Rita (foto mais acima), com a adesão de 13 vereadores. O prefeito Netinho há havia anunciado seu voto em Maranhão, há dois meses. Santa Rita é o terceiro maior colégio eleitoral do Estado, atrás apenas de João Pessoa e Campina Grande.
Já Lucélio, segundo registro do jornalista Mino Pedrosa, no Jornal de Brasília, passou a ter, de forma mais efetiva, o apoio, não apenas da presidente Dilma, como ainda do ex-presidente Lula. Os dois apostam na possibilidade de Lucélio surpreender o peemedebista na reta final da campanha.
Apoios para Maranhão – São os seguintes os vereadores que aderiram à candidatura de Zé Maranhão: Anésio Miranda, Flávio Pereira, Cibelly Inocêncio, Bebé, Ivonete Barros, Fariaz, Paulo Martins, Genival Guedes, Padi Leomar, Vanda de Olavo, Célio Rufino, Tubarão e Finha.
Nota de Mino Pedrosa – Eis o que diz a nota do jornalista Mino Carta: “O PMDB é favorito para vencer a disputa pelo Senado na Paraíba. Contudo, a vitória de José Maranhão corre riscos. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, comemora a ascensão do candidato petista Lucélio Cartaxo com chances reais de virar o jogo contra Maranhão.”
E mais: “Agora, nessa reta final de campanha quer que a presidente Dilma e Lula dê um empurrão em Lucélio. Como não quer se indispor com o senador Vital do Rego, Dilma sustenta que não se envolverá nessa disputa para não desagradar ao senador Vital do Rego, presidente da CPI da Petrobras. Mas, na verdade, Dilma articula intensamente a eleição de Lucélio.”