Coação de servidores: vale tudo pra ganhar uma eleição?
Será que realmente vale tudo para se ganhar uma eleição? A Justiça Eleitoral já sinalizou que não, e o caso mais emblemático foi aquele do ex-governador Cássio Cunha Lima, cassado por abuso de poder, com os famosíssimos cheques-voto da Fac.
Mesmo com esse retrospecto, os girassóis, aparentemente, não temem a Justiça. Se temessem, um secretário de Estado, no caso Waldson de Sousa (Saúde), não teria intimado, com um ofício timbrado, servidores para uma reunião tipo caça votos.
As imagens da reunião captadas por um repórter do ClickPB e o documento convocando os servidores, caso sejam considerados idôneos após perícia técnica, são uma prova indesmentível do uso da máquina para beneficiar a candidata oficial Estelizabel.
É visível a intimidação imposta pela secretária Executiva da Saúde, Cláudia Veras, aos servidores presentes à reunião: “Eu repito as próprias palavras do Ricardo Coutinho, que é governador, que disse em outra plenária, ‘gente nós não temos espaço nem tempo para titubear’… a gente tem que entender que cargo de confiança não é por acaso, é cargo de confiança!”
Mais claro impossível. Basta a Justiça querer enxergar, o que o cidadão comum já vê com perfeita compreensão. Os servidores foram convocados pelo secretário Waldson, usando papel timbrado de sua pasta, e a palavra de ordem foi votar em Estelizabel.
Curioso como sobra papel para o secretário fazer campanha antecipada, mas falta papel para atender às pessoas que precisam de medicamento especial, e têm de recorrer à Justiça para receber o remédio. Esse, definitivamente, não é o papel de um secretário sério.
Aliás, sobrou agressividade ao secretário para afirmar que o TRT tinha promovido o retrocesso, ao negar a terceirização da saúde, mas tem faltado iniciativa pra vir a público explicar o deslize da reunião. Como não teme a Justiça, talvez nem peça pra sair do cargo.
Se temesse, pediria pra sair, a tempo de não prejudicar o projeto do seu chefe RC.
(O vídeo com as imagens da reunião foi postada pelo jornalista Clilson Júnior e está no Youtube: Reunião caça-votos (http://migre.me/8G8TA)