Músicos denunciam esvaziamento da Orquestra Sinfônica da Paraíba
Músicos da Orquestra Sinfônica procuraram o Blog para denunciar a existência de uma operação para desativar a orquestra que já foi o orgulho da Paraíba. Os músicos suspeitam que o secretário Chico César (Cultura) tem planos para desativar a Sinfônica e implantar pequenas bandas distribuídas por algumas regiões do Estado.
Segundo os músicos, os contratos de trabalho em fase de vencimento não estão mais sendo renovados, “uma sinalização clara que há um processo de desativação da Sinfônica, porque (ironiza) não existe uma orquestra sem músicos”. O Blog entrou em contato com a Secretaria de Cultura, mas ninguém soube informar se a orquestra será mesmo desativada.
A Orquestra Sinfônica da Paraíba foi criada em novembro de 1945. Mas, foi durante o Governo Burity que encontrou sua maior projeção nacional, quando chegou a gravar dois CDs com a Delos Record, se selo americano. Passaram pela OSPB os maestros como Eleazar de Crvalho, Miguel Gilard, Isaac Karabtchevsky, John Neschling, Claudio Santoro e Alberto Kaplan.