Vital especulado para presidente do Senado, TCU e Ministério
O senador Vital Filho anda realmente com prestígio junto ao Palácio do Planalto. Em menos de uma semana, foi cotado para assumir três cargos importantes na República, com as bênçãos da presidente Dilma. Primeiro, a Presidência do Senado, posto que, aparentemente, terá de disputar contra o alagoano Renan Calheiros. Renan que elegeu, recentemente, o filho governador de Alagoas.
Logo depois, veio a especulação em torno de seu nome para ocupar uma vaga no prestigiado Tribunal de Contas da União, na vaga do ministro José Jorge, que deverá se dia 18, por completar os 70 anos da aposentadoria compulsória. O substituto de José Jorge tem de ser indicado pelo Senado, pelo critério constitucional, então o nome Vital foi especulado neste contexto, indicado pelo PMDB.
O Palácio do Planalto trabalha com Planalto a indicação da ex-senadora e atual ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti (PT-SC), e também a senadora e ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR), que perdeu a eleição para o governo do Paraná. É também citado, embora com menos chances, o senador Inácio Arruda (PC do B-CE).
Finalmente, Vital também passou a ser especulado para o Ministério das Minas e Energia, também por indicação de seu partido, o PMDB, no lugar de Edison Lobão. É muita energia junto a Dilma.