Não foram 10 homicídios no final de semana na Paraíba. Foram 20
O Blog errou. Trouxe, na manhã desta segunda-feira (dia 10), uma estatística de dez homicídios que ocorreram no último final de semana, na Paraíba. A maioria deles na Grande João Pessoa. Mas, antes do meio-dia, a própria Polícia Militar admitiu que havia erros no levantamento. Na verdade, foram 20 homicídios e dez tentativas de assassinatos.
Os dados impressionam, porque nesse mesmo final de semana, não houve uma quantidade de mortos assim na Faixa de Gaza, por exemplo, uma das regiões mais perigosas do mundo. Nem mesmo nas fronteiras da Síria e do Líbano, onde ocorrem confrontos motivados pelo movimento do Estado Islâmico. Então, as estatísticas na Paraíba são de uma guerrilha urbana.
Escalada de violência – Apesar desses registros, o Governo do Estado vêm insistindo que os números da violência estão caindo, apesar de estatísticas do Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, a ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal e CNN Internacional indicarem que a Paraíba tornou-se, nos últimos anos, o Estado o 3º mais violento do País e João Pessoa a 9ª cidade mais violenta do mundo.
Como se sabe, João Pessoa pulou, em três anos da posição de 29ª mais violenta do mundo para 9ª segundo a Ong mexicana e Campina Grande entrou no ranking, já em 25º.
Os registros – Segundo dados da PM, eis a relação dos assassinatos registrados no final de semana, conforme informações fornecidas pela própria Polícia Militar:
NOITE DE SEXTA
1º- O primeiro crime ocorreu na noite de sexta-feira (dia 7), em Bayeux. Segundo a PM, dois homens em um moto dispararam tiros de arma de fogo e assassinaram um homem conhecido com o Paulo.
2º – O adolescente José Wilton Nascimento (15 anos), foi assassinado com nove tiros, no Sítio Lagoa do João Gomes, em São José da Mata, Campina Grande.
3º – A mulher Maria da Penha Ramos (34 anos) foi atingida por cinco tiros, na Avenida Liberdade, em Bayeux.
4º – Homicídio ocorrido à Avenida Ayrton Senna da Silva, ainda na noite de sexta-feira. O corpo não foi identificado.
SÁBADO
5º – Um homem não identificado foi encontrado morto com vários tiros, no Bairro do Cuiá, em João Pessoas.
6º- Ocorreu no sábado, onde um adolescente de 13 anos foi morto a tiros na Rua Coelho Paiva, em Mandacaru.
7º – Já durante a noite do sábado, um homem com idade aproximada de 30 anos foi morto no bairro de Mandacaru, com vários tiros e perfurações de faca.
8º – Antônio Leão da Silva (27 anos) foi morto, em Araruna, com golpes de barras de ferro.
9º- No Geisel, também na madrugada do sábado, um jovem de 18 anos foi assassinado a tiros.
10º- Na noite de sábado, na cidade Boqueirão foi registrado mais um homicídio, com vários disparos e perfurações a faca.
DOMINGO
11º- Já na madrugada do domingo, um jovem de 22 anos foi morto a tiros na comunidade da Mônica, no bairro do Alto do Mateus.
12º – Wedson Vieira da Silva (30 anos) foi alvejado por vários tiros, disparados por um indivíduo não identificado numa moto, no Geisel, João Pessoa.
13º e 14º – Duas pessoas (Ana Paula Aires e Christiano) foram assassinadas na Estação Velha em Campina Grande.
15º- Eliane Maria Ferreira (44 anos) foi atingido com quatro tiros na cabeça, no Alto Céu, em João Pessoa.
16º – Um homem identificado como Antônio Barros da Silva Neto (36 anos) foi assassinado no finalzinho da manhã na Praça Bela Vista, em Jaguaribe.
17º- Um rapaz (Leonardo Ferreira, de 27 anos) foi assassinado na tarde do domingo, à Rua Bom jesus, no Bairro do Rangel.
18º – João Pedro Francisco Sousa (20 anos) foi encontrado assassinado no Bairro dos Ipês, em João Pessoa.
19º – Charles Rodrigo (24 anos) foi assassinado com quatro tiros, às margens da BR-101, no Bairro Costa e Silva, em João Pessoa.
20º – O adolescente Lucas Jardelino da Silva (14 anos) foi assassinado à facadas, em São Sebastião de Lagoa de Roça.
TENTATIVAS DE ASSASSINATOS
1º – O jovem Rodrigo Antônio Nascimento (22 anos), foi atingido por um tiro na coxa, no Bairro da Bela Vista, em Campina Grande.
2º – Cesário Venâncio (33 anos) foi encontrado inconsciente, após uma tentativa de assassinado, no centro da cidade de Massaranduba.
3º – A jovem Fernanda Pereira de Lima sofreu vários tiros, quando estava dentro de casa, no Bairro de Água Fria, em companhia de seu namorado.
4º – Durante tentativa de assassinato, Fabiano Soares (28 anos) foi atingido com um tiro na perna, no Bairro Jardim Veneza, em João Pessoa.
5º e 6º- Tentativa de homicídio contra duas pessoas (Joselito da Silva Júnior e Severino de Lima), no Bairro do Santa Cruz, em Santa Rita
7º e 8º – Dois adolescentes, com 14 e 17 anos, foram atingidos com vários tiros, na Avenida 2 de Fevereiro, no Rangel, em João Pessoa.
9º – José de Arimatéia (26 anos) foi socorrido para o Hospital de Traumas, após ser atingido por quatro tiros, em Lagoa Seca.
10º – Adailton Ribeiro dos Santos (24 anos) foi atingido por um tiro no ombro, na cidade de Araras, mas sobreviveu.