… Mas o secretário disse que a violência foi ocasionada pelo Enem
Um dos dados mais chocantes sobre violência na Paraíba foi o registro de 20 assassinatos e dez tentativas de homicídios na Paraíba, no último final de semana. Uma estatística que faz do Estado uma espécie de Faixa de Gaza. Mas, curiosa mesmo foi a explicação do secretário Cláudio Lima (Segurança) para a escalada de violência no Estado…
Segundo Cláudio Lima, essa quantidade de assassinatos e tentativas de homicídios no último final de semana deve ser atribuído ao… Enem. Segundo o secretário, houve uma redução do efetivo de policiais nas ruas, porque eles foram escalados para garantir a segurança aos alunos que participaram das provas.
O secretário explicou que, “quando se transfere policiais para uma função como foi o caso do Enem, há a diminuição do efetivo de soldados nas ruas e, por isso, a criminalidade aumenta em alguns locais, sempre que emprega efetivo grande, claro que vai faltar em algum lugar”. O que não deixa de ser impressionante.
Primeiro, que já se sabia da realização do Enem há muito tempo. Tempo suficiente para a Secretaria de Segurança planejar o remanejamento dos policiais, depois impressiona que uma simples prova de Enem possa desencadear uma escalada de violência dessa ordem. Com o detalhe de que o Governo sabia que o remanejamento dos policiais iria desencadear essa quantidade de homicídios.
Pelo visto, a solução para a violência na Paraíba é acabar com… o Enem.