Vital (ou Ideli) será relator do escândalo da Petrobrás caso vá pro TCU
Curioso o comentário postado pelo jornalista Ricardo Noblat, em seu Blog do site da Globo, sobre a escolha do próximo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O comentário, sob o título “Vital ou Ideli. Um dos dois será o relator do processo sobre a Petrobras no TCU”, especula sobre o que os dois candidatos têm para contribuir com o Tribunal, sendo aliados do Governo Dilma.
Noblat parte do princípio que o ex-ministro José Jorge, recentemente aposentado, era conhecido por sua posição crítica em relação ao Governo Federal e, por coincidência, era o relator do escândalo da Petrobrás. O próximo ministro (entre Vital e Ideli) “herdará” a relatoria do processo.
Diz Noblat: “Confirmadas as previsões do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Augusto Nardes, a relatoria dos processos envolvendo a Petrobras cairá nas mãos do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) ou da ministra Ideli Salvatti.
O ministro José Jorge, conhecido por seu posicionamento crítico ao governo petista, está de saída por completar 70 anos, cumprindo uma determinação da lei brasileira. Vital e Ideli são cotados para substituí-lo.
José Jorge acumulava a relatoria dos processos da Petrobras no órgão de controle. Ao blog, Nardes contou que a relatoria tende a ficar com o indicado para a vaga do aposentado.
Diferente de José Jorge, os dois são fiéis escudeiros da presidente Dilma Rousseff. Vital presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou negócios obscuros do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e donos de empreiteiras, que terminou com um relatório final de uma única página, sem pedir o indiciamento de uma única pessoa.
Vital preside agora a comissão de inquérito que investiga a corrupção na Petrobras. Ele faz acordo com membros da oposição para evitar o aprofundamento das investigações. Que contribuição poderá dar no Tribunal de Contas da União sobre o escândalo da Petrobras? Nenhuma, a se levar em consideração sua atuação em CPIs.
Ideli é ministra de Dilma e foi senadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Que contribuição poderá dar no Tribunal de Contas da União sobre o escândalo da Petrobras? Nenhuma.”
Mais em http://goo.gl/VJLfBz.