Prefeito demite Polari e transforma Planejamento em supersecretaria com Zeneddy
As recentes mudanças anunciadas pelo prefeito Luciano Cartaxo pode não ser ainda considerada uma reforma administrativa, mas certamente altera um tanto o eixo de sua administração. A nomeação de Giucélia Cartaxo para a Secretaria de Políticas para as Mulheres já foi um sinal na sua estratégia de reunificação do PT.
Mas, a exoneração de Rômulo Polari da Secretaria do Planejamento consolida duas vertentes de entendimento. Polari, apesar de ser um técnico reconhecido na praça, claramente não mostrou dinamismo na operacionalização de suas ideias. Ao nomear Zeneddy Bezerra, seu ex-chefe de Gabinete, Cartaxo confere à pasta um status que não tinha antes.
Zeneddy é pessoa de sua estrita confiança, e de muito tempo. Significa que, além de procurar, claramente, acelerar as ações do Planejamento, a Secretaria passará a ter maior poder de fogo e menos burocracia. Zeneddy tem canal livre com o prefeito, o que facilita a performance da pasta, que deverá passar a ser uma supersecretaria.
Por fim, a nomeação de Daniella de Almeida Bandeira é um tento importante, porque trata-se de uma técnica oriunda da de Superintendente do Patrimônio da União (SPU) na Paraíba, numa pasta estratégia para dar solução, por exemplo, ao caso da Barreira de Cabo Branco. Seu antecessor, Edilton Nóbrega, indicado pelo PP, perdera a condição de impor uma cartilha ao seu feitio.