Comissão do Senado aprova indicação de Vital para o TCU
Como esperado, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou, nesta terça-feira (dia 2), com 25 votos favoráveis, a indicação do senador paraibano Vital Filho para compor a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União. Agora, a matéria será levada para votação em plenário, onde o senador já tem ampla maioria.
Como a Comissão aprovou urgência no pedido, o plenário do Senado deve votar o mais rapidamente possível, talvez ainda esta tarde. A articulação foi conduzida pelo PMDB. Indicado pelo Senado, com 41 votos, o senador peemedebista afirmou durante a sabatina, que “o TCU se tornou um instrumento de aperfeiçoamento da gestão pública”.
Emprego vitalício (até os 70 anos), salário de R$ 23,2 mil, ajuda de custo de R$ 70 mil, são apenas nove meses de trabalho ao ano (dois meses de férias e um de recesso), direito ao ressarcimento integral das despesas médicas independentemente do valor. Essas são apenas algumas das vantagens quando se assume uma das nove vagas de ministro do TCU, um dos cargos mais cobiçados de Brasília.
Suplente – Com a nomeação de Vital para o TCU, quem assume a vaga de senador é Raimundo Lira, que já ocupou o cargo em décadas passadas. O segundo suplente é o ex-vereador Tavinho Santos.