“Redução de repasses trouxe consequências muito danosas para UEPB”, diz reitor
O reitor Rangel Júnior (Universidade Estadual da Paraíba) afirmou, ao fazer um balanço dos últimos quatro anos, que a redução dos repasses do Governo do Estado, com a redução de seu orçamento trouxe “consequências muito danosas” para a Instituição. Ele não fala em cifras, mas estima-se que mais de R$ 250 milhões deixaram de ser repassados à Universidade.
Mais: “Há pelo menos três anos não temos a reposição real da inflação… perdendo docentes e pesquisadores para outras universidades, coisa que não acontecia desde 2003. Somente em relação a técnicos administrativos, do último concurso, de 200 contratados mais de 80 pediram exoneração. Ou seja, encontraram empregos melhores do que a UEPB.”
Do ponto de vista do aluno, a Instituição deixou de criar e ampliar programas de bolsas para alunos “e foi justamente quando fechamos o ciclo de 50% das vagas na política de cotas”. Com a redução, houve uma intensificação do processo de evasão e abandono de curso, causando ainda um maior prejuízo ao ensino universitário no Estado.
Revela ainda que a UEPB diminuiu, nos últimos quatro anos, “o apoio a eventos, viagens e atividades acadêmicas que são essenciais para professores e estudantes, diminuímos os investimentos em capacitação de técnicos administrativos também e então, nesse aspecto do conhecimento, é um prejuízo muito grande”.
“Do ponto de vista material, paramos de renovar equipamentos, de renovar frotas de veículos e até mesmo condições ambientais de setores”, afirma, e acrescenta fazendo uma revelação: “Têm laboratórios que foram construídos e não foram abertos porque não houve condições de equipar e por falta de recursos humanos.”
Arremate do reitor: “Então, de um ponto de vista geral, temos um prejuízo que aparentemente é material, mas é um prejuízo essencialmente acadêmico, que se revela na prática na vida acadêmica, na qualidade do ensino, nas condições de trabalho.” Resultado: “Para o ano letivo de 2015, a UEPB deve reduzir em até 50% o número de vagas oferecidas a novos alunos, por deliberação do Conselho Universitário.”