Máquina menor: governador anuncia extinção e fusão de órgãos e secretarias
O governador Ricardo Coutinho anunciou, na manhã desta segunda (dia 22), uma série de mudanças na estrutura administrativa do Estado, para a sua segundo gestão, constando da fusão de órgãos e secretarias, extinção de algumas pastas e unificação de empresas. Segundo RC, essas alterações podem promover o enxugamento da máquina e uma economia de R$ 25 milhões em 2015.
O detalhe é que o governador adiou para o final do mês o anúncio dos novos integrantes do seu segundo Governo. Pelo visto, a ideia do governador foi, primeiro reduzir a quantidade de cargos à disposição dos aliados, para somente a partir dai abrir entendimento efetivo para o preenchimento deles, de acordo com o grau de importância de cada um deles em sua campanha de reeleição.
Dentre as principais mudanças anunciadas, constam:
– a extinção da FAC (Fundação de Ação Comunitária), atualmente presidida por Flávio Moreira. Sua estrutura será transferida para a Secretaria de Desenvolvimento Humano (Cida Ramos).
– a extinção da Secretaria de Interiorização (Gilma Germano), que passa a ser absolvida pela Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, a ser criada.
– a fusão das Secretarias de Finanças (Tárcio Handel Pessoa) e Receita Estadual (Marialvo Laureano).
– a fusão das Secretarias de Infraestrutura (Efraim Morais) e Recursos Hídricos (João Azevedo).
– a absorção da CDRM (Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais) pela Cinep (Companhia de Industrialização da Paraíba).
– a unificação da Emepa, Interpa e Emater sob uma mesma direção.