Natal que não é pela vida: Paraíba registra 21 homicídios no feriado
Eis que o noticiário policial traz os números que ninguém gostaria que existissem: 21 homicídios durante o feriado de Natal. Apenas entre a noite de quarta-feira (24) e a manhã de quinta-feira (25) foram 12 homicídios, sendo nove apenas na Grande João Pessoa. É possível que nem na Síria, onde há uma guerra envolvendo o Estado Islâmico, tenha havido uma chacina assim.
É um cenário que impressiona e preocupa. Talvez muito mais pela regularidade com que têm ocorrido, do que precisamente pelos números absolutos. E o pior: o Governo não tem como tranquilizar a população com um discurso concreto, palpável. Há algumas semanas, chegou a culpar a realização do Enem por uma matança (22 homicídios) na primeira semana de novembro último.
Sem esquecer que a Paraíba deve fechar o ano com mais de 120 assaltos a bancos, alguns com explosão de caixas e agências bancárias, o que coloca o Estado entre aqueles onde se registram um assalto a cada três dias. Apenas para citar dois dos indicados de violência: a escalada de homicídios que se repetem a cada semana e a ocorrência de assaltos a bancos em todo o Estado.