Prefeito doa terreno para instalação de fábrica de aviões em Campina
Para um Estado que anunciou diversas vezes a possibilidade de ter uma montadora de automóveis, sem sucesso ter uma fábrica de aviões é um prodígio. Não dá pra comparar com a Fiat de nosso vizinho Pernambuco, mas já dá pra voar alto. Pelo menos foi o que garantiu o prefeito Romero Rodrigues, ao oficializar a doação de um terreno para a instalação da Stratus, em Campina Grande.
A Stratus Indústria Aeronáutica deve contratar, inicialmente, 40 funcionários para atuar na fabricação das peças e na montagem das aeronaves. Após essa primeira fase, a meta da empresa será atingir o número de 200 funcionários, segundo informaram seus diretores durante a solenidade.
A Prefeitura de Campina Grande investiu R$ 200 mil com a desapropriação de uma área de 35 mil metros quadrados no Aeroclube de São José da Mata e, segundo Romero, vai providenciar, a partir de agora, a pavimentação de uma pista de 800 metros quadrados, “dentro dos padrões recomendados pela Anac, num investimento superior a R$ 1 milhão”.
Início da fabricação – Segundo o empresário Juan Pinheiro, a fábrica vai produzir dois tipos de aviões. A primeira aeronave, em fase de construção, vai começar a voar em junho , tendo capacidade de conduzir quatro ocupantes, inclusive uma unidade já foi adquirida por um empresário paraibano. O segundo tipo de avião comporta dois lugares, sendo que a fabricação deste modelo (de caráter mais esportivo) acontecerá a partir de fevereiro.