Pra turista ver: PB inicia ano com 90 assassinatos em apenas 15 dias
A Paraíba nunca viu tantos turistas. Basta ver a movimentação nas praias, nos hotéis, bares e restaurantes, principalmente em João Pessoa e Cabedelo. O trânsito intenso é outro indicador inconteste. Mas, lamentavelmente, o Estado nunca iniciou o ano com tantos crimes. Roubos e assassinatos se banalizaram na primeira quinzena de 2014 no antigo e pacato Estado.
Na orla de Cabo Branco tornou-se hobby dos habitantes filmarem imagens da ação dos bandidos. Uma micro Hollywood de vídeos de violência, que são postados nas redes sociais e de, tão comuns, até parecem nem causar mais indignação. As filmagens parecem uma resposta do cidadão comum, depois que o governador Ricardo Coutinho acusou a mídia pelo aumento da violência.
Numa quinzena de sol e turistas, o Estado registrou mais de 90 assassinatos, revelando uma estatística de guerrilha urbana. Dá uma média de seis por dia. Ou um homicídio a cada quatro horas. É possível que nem no tempo do cangaço houvesse tantos assassinatos assim. Nessa marcha macabra, o Estado corre o risco de subir no ranking nacional da violência.
Lembremos que, no ano passado, foi considerado o 4º Estado mais violento do País. João Pessoa figurou como a 9ª cidade mais violenta, seguida por Campina Grande, 25º, considerando as cidades onde não ocorrem guerras.