Vida de gado: deputados são confinados para votar em governista
O assunto era o comentário mais frequentes, nos últimos dias. E parecia peça de ficção. Mas, a julgar pela reportagem do jornalista Clilson Júnior, a Paraíba torna-se o único Estado do País, onde os deputados se obrigam a ficar confinados, feito gado, para votar no candidato do Governo do Estado (deputado Adriano Galdino) na disputa pela Assembleia.
O palco, segundo as fotos obtidas pelo jornalista, é o Hotel Nord Luxor, que fica no Litoral Sul. A conta, pelo que se comenta, seria paga pelos fundos de campanha dos governistas, com apoio da prefeita Tatiana Lundgreen (Conde). Durante todo este sábado (dia 31) foi intensa a movimentação de deputados, laçados e tratados à rédea curta para não deixarem de votar em Adriano.
A eleição, que ocorre neste domingo, tem duas chapas concorrentes. Uma liderada pelo deputado Adriano Galdino, apoiado pelo governador Ricardo Coutinho que, durante a última campanha eleitoral, afirmou que um deputado estadual na Paraíba custa a bagatela de R$ 300 mil. Adriano chegou a divulgar uma relação com 21 apoiadores, mas, diante de vários rumores, teria resolvido confinar os “eleitores” para tentar evitar traições.
A outra chapa é liderada pelo deputado Ricardo Marcelo, que tem o apoio dos deputados de oposição. Marcelo, que é conhecido pelo estilo mais discreto, tem preferido o silêncio. Circula nos bastidores uma informação confinada de que ele teria o apoio de 20 deputados, entre os quais pelo menos três que assinaram a lista de Adriano.
Posse – A posse dos novos 36 deputados ocorrerá a partir das 9h30 deste domingo (dia 1º), no plenário Deputado José Mariz. Logo em seguida, haverá eleição da Mesa Diretora, integrada por 13 parlamentares.
Vídeo – É possível conferir também um vídeo, realizado pelo jornalista, com ajuda de um drone, mostrando a paisagem paradisíaca que cerca o hotel dos confinados em https://www.youtube.com/watch?v=FXieNGzu-3U.