Posse de Vital no TCU confere notoriedade nacional ao Estado
Com a posse do ex-senador Vital Filho no Tribunal de Contas da União (TCU), a Paraíba ganha uma extraordinária notoriedade. Poucos paraibanos ocuparam os tribunais superiores do País. E Vital chega, claro, por uma deferência do Palácio do Planalto, mas especialmente porque tem méritos e soube pavimentar sua nomeação ancorado na boa relação construída no Senado com seus pares.
Possui os conhecimentos técnicos necessários e tem tudo para fazer história no TCU. Claro que, ao assumir o Tribunal, abdica de sua promissora carreira política, especialmente do projeto de voltar a disputar o Governo do Estado. Sonho que, obviamente, transfere para seu irmão, o deputado Veneziano. O importante é que represente bem a Paraíba no TCU, com a capacidade e isenção que o cargo exige.
Currículo – Vital tem um vasto currículo, não apenas político, mas também acadêmico: é formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Direito, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi vereador de dois mandatos em Campina, posteriormente obteve três mandados de deputado estadual e, em seguida, um de deputado federal, até se eleger senador, em 2010.