O fantasma está de volta: inflação de janeiro é a maior desde 2003
O brasileiro já vinha suspeitando que o fantasma estava de volta. Agora, suas suspeitas se confirmam: dados do IBGE revelam que o Brasil fechou o mês de janeiro com uma inflação de 1,24% (índice IPCA), que a maior desde fevereiro de 2003, que marcou o início do Governo Lula I, quando o índice foi de 1,57%. Com esse número, a inflação dos últimos doze meses foi a 7,14%.
Com isso, o índice inflacionário e ultrapassou o limite da meta definida pelo Governo Federal, que é de 6,5%. Segundo os técnicos do IBGE, gastos com habitação, alimentação e transporte puxaram o índice para cima, ao lado do aumento das contas de energia elétrica e combustíveis.
No ano passado, a inflação fechou em 6,41%, dentro do limite da meta, mas já preocupante. O índice foi puxado para cima principalmente pelos preços de alimentos e moradia. A última vez em que houve estouro da meta foi em 2003, primeiro ano do governo do ex-presidente Lula, quando a inflação encerrou a 9,3%.
Em 2011, ano em que Dilma assumiu o governo, o índice ficou exatamente no limite máximo do objetivo. No primeiro mandato da presidente Dilma, a inflação brasileira somou 27,03%, com alta anual média de 6,17% ao ano.