Projeto para contenção da falésia Cabo Branco vai custar R$ 12 mi e deve demorar dois anos
Está finalmente saindo do papel o projeto de revitalização e contenção da falésia do Cabo Branco. Um dos atrativos referenciais de João Pessoa, na condição de ponto mais oriental das Américas, a barreira vem passando por um acelerado processo de erosão, que motivou, inclusive, o desvio de parte do tráfego de veículos no local.
O prefeito Luciano Cartaxo apresentou, na manhã desta quarta-feira (dia 11), primeiro projeto completo de proteção da falésia, que consistirá, em sua primeira etapa, em investimentos da ordem de R$ 12 milhões. As obras preveem a construção de oito quebra-mares, proteção do sopé da Falésia, drenagem pluvial e pavimentação de vias. As obras devem ser concluídas em dois anos.
Segundo o secretário Zennedy Bezerra (Planejamento), o projeto de pavimentação, drenagem e contenção da erosão da falésia prevê projeta um replanejamento viário para a área, a reestruturação da drenagem, a proteção contra agressões marítimas e o planejamento urbanístico nas imediações da falésia. E lembra: “Essa é primeira vez na história que a Prefeitura apresenta um projeto completo para resolver um problema histórico da nossa cidade.”