Dia seguinte: Barbosa diz que Dilma teria de falar à nação após manifestações
O ex-ministro Joaquim Barbosa (Supremo Tribunal Federal) criticou, através do seu twitter, a omissão da presidente Dilma Rousseff em falar à nação, após as manifestações deste 15 de Março. Ele postou na rede social, neste domingo (dia 15): “Num dia como o de hoje, achei um erro botar ministros de Estado para falar. O momento era para a chefe de Estado se dirigir à Nação.”
E, fato, foi estranho a presidente escalar dois de seus ministros (José Eduardo Cardozo e Miguel Rossetto) para se pronunciar, o que irritou ainda mais aos brasileiros. Como se sabe, na hora em que eles se pronunciavam, em nome do Governo, à nação, brasileiros de vários Estados, a partir especialmente de São Paulo, comandaram um ruidoso panelaço em protesto.
Barbosa também criticou trechos da fala de Eduardo, quando se reportou ao papel do Ministério Público Federal e Polícia Federal nas investigações do escândalo da Petrobrás e Operação Lava Jato: “Cardozo insiste em um erro “deliberado e frente”: o de insinuar que as iniciativas do Ministério Público Federal e da Polícia Federal são impulsionadas pelo governo.”