Professores param por reajuste e deixam 60 mil sem aulas em JP
O dia começou quente, nesta seguinda-feira (dia 16), no Centro Administrativo de Água Fria, com uma manifestação promovida pelos professores da rede municipal. Eles promoveram o ato em protesto contra o reajuste de 3% oferecido pelo prefeito Luciano Cartaxo, e deram inicio, oficialmente, a uma paralisação por tempo indeterminado.
Os docentes reivindicam reajuste de 16%, em contrapartida à proposta do prefeito Cartaxo, de 3%. Na noite da sexta-feira, houve uma tentativa de acordo entre as partes, durante reunião com representantes dos servidores, o prefeito Luciano Cartaxo e secretários municipais, mas não houve um acordo. Na próxima quarta-feira, os servidores realizam uma nova Assembleia para avaliar a proposta do prefeito.
Com o impasse, cerca de 60 mil estudantes ficam sem aulas a partir desta segunda, segundo estimativa de Daniel de Assis, presidente do Sintem. Além do reajuste de 16%, os professores reivindicam modificações no plano de cargos, “garantia de manutenção do salário integral aos que se afastam para cursar pós-graduação, progressão funcional por titulação para quem está em estágio probatório, além da implantação da terceira etapa do PCCR”.