Os rumos da aliança PT/PSB e a indicação de Estela vice de Cartaxo
Curiosas as declarações do dirigente petista Josenilton Feitosa defendendo a deputada Estela Bezerra como candidata a vice do prefeito Luciano Cartaxo na disputa de 2016. De fato seria uma chapa muito forte, talvez com fôlego para decidir a eleição ainda em primeiro turno, como especula, mas o PSB está mesmo disposto a aceitar a vice?
O petista entende que a aliança seria uma operação com efeitos para 2018, quando Cartaxo, caso seja reeleito, deverá deixar a Prefeitura para eventualmente disputar o Governo do Estado, deixando Estela como prefeita. Na verdade, essa talvez seja a única forma de PT e PSB manterem a coligação para o futuro. Mas, há muitas variáveis em aberto?
Cartaxo teria confiança de deixar a Prefeitura sob o comando do PSB? Quais garantias ele teria de reciprocidade na disputa ao Governo? A pergunta é: Ricardo Coutinho vai apoiar Cartaxo em 2018 ou tem seus próprios planos no âmbito de seu partido? Como se sabe, dificilmente PT e PSB estarão juntos em 2018 no plano nacional.
Pelo que se tem visto nos últimos dias, a confiança recíproca não tem sido a melhor qualidade da parceria. De qualquer forma, não deixa de ser curiosa a proposta do dirigente petista. Talvez seja um balão de ensaio para aferir o humor de seus parceiros em relação ao futuro da aliança.