Procurador diz que RC foi o governador que resvalou o Estado pra violência
Quando se esperava que viesse a público para tentar tranquilizar a população, apresentando um plano de combate à violência, eis que o Governo do Estado ocupa veículos de comunicação para jurar que conseguiu reduzir a criminalidade na Paraíba? Um delírio, sem dúvida. Somente agora na Semana Santa foram mais de 40 assassinatos. É o caso em que bastam os números para desmentir o discurso.
Certo está o procurador Eduardo Varandas (do Trabalho), ao publicar em sua página do Facebook: “Ricardo Coutinho entrará para a história como o governador que desarticulou a segurança pública, resvalando o Estado da Paraíba na violência epidêmica. Lamentável!” É notório que o Governo Ricardo Coutinho não demonstrou até agora competência para enfrentar o grave problema da violência.
Só pra citar indicador: em 2011, quando RC assumiu o Estado, João Pessoa era “apenas” 29º lugar, no ranking das cidades mais violentas do mundo. O índice de assassinatos indicava 48.64 homicídios por grupo de 100 mil pessoas. Em 2013, a cidade saltou para 10º lugar no ranking, e seu índice foi a 71.59 assassinatos por grupo de 100 mil. Em 2014, o que era ruim, piorou. João Pessoa foi ao 4º posto no ranking, apresentando já um índice de 79.41 mortes por grupo de 100 mil paraibanos.
Os dados são da ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, inclusive coletados a partir de informações do próprio Governo. Por isso, foi risível o esforço que o Governo do Estado fez, escalando o secretário Cláudio Lima (Segurança), para falar em redução da criminalidade, quando os fatos estão ai. E contra fatos não há argumentos.
Quando age assim, o Governo, em vez de tranquilizar a população, deixa a todos muito mais aflitos, ante a impressão que o Governo passa de ignorância em relação à realidade do Estado.
Confira abaixo a evolução da violência desde 2011…