Deputado diz que docentes da rede estadual estão em “situação pior” que os da rede municipal
O deputado Anísio Maia, em se tratando de professores, enxerga as mais recentes paralisações de um modo curioso. Anísio entende que os professores a rede municipal deveriam ter mais paciência em relação ao prefeito Luciano Cartaxo e encerrar a greve. Mas, entende a paralisação dos professores da rede estadual, “por estarem em pior situação”.
Disse o deputado esta manhã (terça, dia 7), na Assembleia: “Eu realmente pedi paciência aos professores da rede municipal de ensino, porque entendo que eles tiveram um bom tratamento por parte da prefeitura nos dois últimos anos e têm os melhores salários do Nordeste… Em relação ao Estado, a situação é diferente. Entendo que os professores estão num patamar pior.”
Os professores da rede municipal não aceitaram o aumento de 3% oferecido pelo prefeito Luciano Cartaxo. Eles também pedem a atualização do seu plano de cargos, entre outras reivindicações. Já os professores da rede estadual pedem que o Governo do Estado aplique os percentuais do Piso Nacional de Salário de 13,01%. O Governo, como se sabe, ofereceu duas parcelas de 4,5% (em janeiro e outubro).