Cunha vem debater reforma política próxima sexta na contramão do PT e Dilma
O deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara Federal, e um dos principais caciques do parlamento brasileiro, deverá vir à João Pessoa, a partir das 8h da próxima sexta-feira (dia 10). Ele deverá participar de um debate sobre a reforma política, dentro do projeto de Câmara Federal itinerante. Polêmico, Eduardo defende uma reforma política diferente dos moldes defendidos pelo Palácio do Planalto.
Cunha decidiu percorrer o País, participando de debates nas assembleias legislativas, para aprofundar o debate sobre a reforma. Alguns deputados federais paraibanos, a exemplo de Manuel Júnior, Veneziano Vital e Hugo Mota, ambos do PMDB, deverão acompanhar o presidente da Câmara. Reuniões similares já aconteceram em Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Teresina (PI), São Luís (MA) e Campo Grande (MS).
Cunha, em sua proposta de reforma política, pretende acabar com a reeleição para presidente, governadores e prefeitos, extinguir também o voto obrigatório, que passa a ser facultativo, além de defender a adoção de um sistema misto (privado e público) para o financiamento de campanhas.
A presidente Dilma, como se sabe, defende o fim do financiamento empresarial de campanha. Segundo a mudança proposta pelo Planalto, somente seriam autorizadas doações privadas de pessoas físicas. A presidente e o PT também são contrários ao ao fim do voto obrigatório.