Inflação vai a 8,3% a maior do País desde fevereiro de 2003
Fonte: Estadão
Os brasileiros não param de receber notícias ruins sobre a economia do País, na esteira dos aumentos de impostos, combustíveis e energia elétrica, apenas citar alguns dos itens mais conhecidos. A inflação do País (considerando os últimos doze meses) vai a 8,13%, configurando a volta de um dragão que os brasileiros julgavam ter sido domado.
Dados anunciados pelo IBGE esta manhã (quarta, dia 8) mostram que a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 1,32% no mês março, depois de avançar 1,22% em fevereiro. A taxa é a maior desde fevereiro de 2003, quando atingiu 1,57%, e a mais elevada desde 1995, quando se considera apenas o mês de março.
Nos últimos doze meses, o índice acumula uma alta de 8,13%, a maior desde dezembro de 2003,que foi 9,3%. A estimativa mais recente do boletim Focus, que é confeccionado pelo Banco Central, apontava que uma previsão de IPCA atingindo 8,2% no final deste ano. Esse percentual anunciado pelo IBGE está bem acima do teto da meta de inflação do BC, de 6,5%.
Aumentos – O principal vilão da inflação, no mês de março, segundo o estudo do IBGE, foi a energia elétrica, representando mais de 50% do índice geral. O reajuste médio, como se sabe, foi de 22,08%. Com a revisão tarifária aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), houve aumentos extras, que terminaram por impactar acima do previsto a inflação do mês.