Imagens feitas por alunos mostram abandono de escola estadual em João Pessoa
Há quem imagine que os professores da rede estadual, ora em greve, reivindicam apenas o pagamento do piso nacional de salários, que corresponde ao aumento de 13,01% de seus vencimentos. Como se sabe, o governador impôs um reajuste de 4,5% em duas parcelas (janeiro e outubro). Mas, essa não é única reivindicação dos docentes.
Os docentes se queixam também das péssimas condições em que algumas escolas se encontram. O sindicalista Antônio Radical chegou a publicar uma carta aberta ao desembargador João Alves da Silva (que decretou a ilegalidade da greve), pontuando a situação das escolas da rede estadual. E o Blog recebeu um vídeo com imagens em slides de uma das mais tradicionais escolas de João Pessoa…
Trata-se da Escola Estadual Professor Matheus Augusto de Oliveira, antigo Centro de Línguas, no Bairro dos Estados. Pelas imagens é possível perceber a situação de completo abandono em que se encontra o colégio, segundo relato dos próprios alunos que produziram o vídeo. “Os banheiros estão um lixo, impossível de serem usados”, dizem. Mas, há problemas em toda parte, até na estrutura metálica, que ameaça ruir.
O lixo se amontoa sobre os escombros, as instalações elétricos são um risco iminente de desastre. O descalabro está por toda parte.
Video pode ser conferido em https://www.youtube.com/watch?v=MkgmI9uRwMc